Pular para o conteúdo principal

APRESENTAÇÃO DA PESQUISA

  

          Imagem extraída do Google.



Apresentação da Pesquisa 

 
Encontros e Nexos: artista-curador.


Quando um artista é artista em tempo integral, nós o chamaremos de ‘artista-artista’; quando o artista questiona a natureza e a função de seu papel como artista, escreveremos ‘artista-etc’ (de modo que poderemos imaginar diversas categorias: artista-curador, artista- escritor, artista-ativista, artista-produtor, artista-agenciador, artista-teórico, artista-terapeuta, artista-professor, artista-químico, etc). (BASBAUM, 2005, p. 01)

Como premissa para construção desta pesquisa em arte, Encontros e Nexos: artista-curador, segundo Ricardo Basbaum (professor, crítico, artista: artista-etc), sobre o ''artista-etc'', pretende-se afirmar o lugar de escolhas e extensões do artista enquanto questionador de seu campo, de si, à expansão de outras territorialidades. 

No presente estudo de ensaio-visual, defendo minha autonomia como artista-curador, julgando as imagens como textos-visuais, híbridos, fragmentados, entre dispositivos e citações; criando pontes/ligações e/ou desassociações assim indagadas.

As escolhas de materiais aqui selecionados, se deram pelos meus afetos, meus desejos em friccionar e reunir artistas, dialogando possibilidades de apresentação e caráter expandidos, contraditórios,  inusitados à críticas. Não se tratando em selecionar/criar objetos novos e processos revolucionários. A questão que se estabelece nesta pesquisa está para além de padrões canônicos desempenhados no campo curatorial, abstrair  encontros e trocas significativas  ao desconhecido e investigado, mais uma vez na pesquisa em arte.

As curadorias desenvolvidas em formato de blog, neste trabalho, nas suas respectivas abas: ''NÃO-CATÁLOGO'', eu apresento um esquema de catalogo subversivo, de caráter apático às especulações estruturais pré-concebidas, valendo desta plataforma como experimentação poética. Na aba: ''PROCESSOS EM USO'', apresento alguns trabalhos desenvolvidos, em sua maioria no ano de 2020, e projetos em maturação/desenvolvimento. 




        Imagem extraída do Google.


Referências Bibliográficas

HOFFMANN, Jens. Eu amo os aristas-etc. Tradução de Rodrigo Moura. In: Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais, Rodrigo Moura (Org.), Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha, 2005. Disponível em https://rbtxt.files.wordpress.com/2009/09/artista_etc.pdf acessado em (fevereiro, 2019).

ALBERTIM, Roberta Calábria. Waltercio Caldas: arquitetura da hospitalidade. Dissertação de mestrado, São Paulo, 2012.

BONDÍA, J.L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2002.

HONORATO, Aurélia Regina de Souza. Multiplicidades da imagem: a arte e os afetos. Crítica Cultural - Critic, Palhoça, SC, v. 11, n. 1, p.85-95, jan/jun. 2016.

OTTE, Georg; E, VOLPE, M.L. Um olhar constelar sobre o pensamento de Walter Benjamin. Fragmentos, número 18, p. 35/47 Florianópolis/ jan - jun/2000.

HACK, Lilian; SILVA, Édio Raniere da. Escrever sobre o fascínio da imagem - ressonâncias entre o pensamento Maurice Blanchot e Georges Didi-Huberman. Visualidades, Goiânia v.15 n.2 p.69-92, jul - dez./2017

KOCH, Lucia. Apud SALAZAR, Carmen. Gabinete - Lucia Kock. Revista eletrônica Luz e Cena, ed. 91, Seção Galeria, 24 fev. 2007. 

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Unesp, 1997. 

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: sistematizações da técnica Klaus Vianna. 2. ed. São Paulo: Summus, 2007.

DUARTE, Paulo Sergio. Arte brasileira contemporânea: um prelúdio. São Paulo, Ed. Opus, 2008. 

Siqueira, Vera Beatriz; Klabin, Vanda; Conduru, Roberto. Encontros com a arte contemporânea. Vitória, Gráfica GSA, 2017.





























Comentários