Pular para o conteúdo principal



Imagens extraídas do Google, tais como: flores moldes de silicone de mão, cisnei, depois estas imagens foram montadas no Paint, logo eu escrevi : Processos operandes: penso.



Fotografias: Fredone e Joana 
Performer: Gabriel Caetano.



Penso na escrita acadêmica como algo movediço (eu procuro quebrar as paredes enrijecidas, brancas, formatadas, lascar marreta no chão), do time atemporal. está na delicadeza, na complexidade do pensar, na geometria de outra forma. Deste corpo que se excita!

É a experiência que autoriza o artista a ter um ponto de vista teórico diferenciado. Para um artista plástico, é como se as palavras estivessem encarnadas no trabalho e no próprio corpo. Suas análises terão esta vivência suplementar: sua confrontação pessoal com o processo de criação (Rey, 1996, p 86).

A escrita que segue é quebrada, forma calçada, é terreno em semeadura - fértil.  


Estas instalações precárias (a escrita instalativa como procedimento do meio que se escolhe jogar) passaram-me pelo esquecimento, pela mistura, pelas trocas estéticas, críticas, políticas, da identidade, do corpo-mistura; das sensações, das edições, do armazenamento, da virtualidade, da memória, do passado, da contemporaneidade; eu pensei no corpo destes objetos antes do blog. Eu penso nas instalações como corpo estruturante da presença, como significante do meu prazer ''não como uma ciência exata, mas como o universo da disparidade'' (KLEE, 1980, p 11-14), como matéria da ação, como linguagem do corpo - de um outro corpx; de um corpo fora do circuíto do fazer, da estrutura, um desconcertante. 

Corpo 

Diante destas coletas de imagens, pensamentos, coisas que eu vou anotando,  a traição para sistematizar é certeira. O olhar vai regando o site: campo, eu ''esqueço da pesquisa'' e vou ouvir uma música, produzir uma outra coisa, comer, tomar banho. Eu saio deste ''lugar do evento'' e entro em participação com estes suportes híbridos, das vivências de casa - que ao meu ver são distantes da pesquisa. mas eu percebo que está em respiro a poética. eu percebo que eu vou temperando outras coisas, vou experimentando sabores, temperaturas; descanso o ''tempo duro'' da entrega acadêmica. percebo e indago ambas as partes, e entre partes se intercruzam. 









Imagens extraídas do Google e montadas no Paint, logo eu escrevi sobre.




                       Imagem minha.            

Referência Bibliográfica

REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v.7, n.13, p.81-95, nov. 1996.


Comentários