Pular para o conteúdo principal
                                     
                                   


                                 JOGOS I -e- vozVOZ I

                                                                          ( 11/04/18)


Desta data em questão:entramos para nossa pesquisa,da turama ac1n,sobre montagens e colagens para o PerformaES -que acontece anualmente no teatro municipal de vv.

Temos que correr.Estamos super em cima da hora,e não podemos perder tempo.Tempo é o que nos falta kkkkk.

Na aula de jogos empilhamos práticas já ''construídas'' ;pesquisa de colocar material plástico,denso -visto em aula,trabalhados nos jogos teatrais.Tirar/colocar.Ná prática como o sentido da escrita linear,o processo como se deu,para a cena.montagem.e recortes de pequenas sonoridades internas,dos outros grupos,engendrasse no outro grupo.

Toda sujeira do corpo criador,matéria,carga...ah...ressoasse em mudanças no pensar em coletivo/turma.texto em aberto para preenchimento do universo do perigo.(''insistiremos,para concluir,na atualidade a montagem e da colagem,princípios comuns no teatro contemporâneo que se recusa a fixa uma abora num sentido único,a apresentar uma ideia acabada do mundo,preferindo abrir-lo a pluralidade de interpretações'' Eisenstein,1974.Invernel,1978;Schwitters,1965)


Já na aula de voz,saímos da prática do ''problema a resolver'' teórico,para a prática da vozexpandida,vulnerável de tensões...articulações a serem trabalhadas.Esta aula foi muito interessante,porque,nela tivemos o contato com a plasticidade,a voz que ecoa internamente e externamente/outro/ em nosso corpo;e como esse exercício entrasse no processo de pegar/largar/construir -tirar.A lição de evocar instintos humano-animal extra cotidiano de conduzir um corpo -esse corpo abstrato de alternâncias em dissonância em processo de meu corpo enquanto regente e o corpo abstrato de significantes a serem trabalhados em cena/exercício.


O exercício de voz que tivemos,propunha que tivéssemos efeito de enquadramento,estranhamento no corpo do músico ator.dualidade.regente e músico.Reger o acaso dessa voz,em constante alternâncias,alto,meio,baixo -que consequentemente passe pelo corpo -que se esquentou e dilatou em absorção das bordas/sujeira o automatismo.(''o monólogo não pode mais aqui encarregar-se do comentário *da ação*.Ele se torna uma fala desarticulada,fragmentada* e convulsiva...''Kerstin Hausbei e Françoise Heulot)

O aquecimento do corpo no espaço,alongando braços,quadris,massagear o rosto,esticar.Com a língua fazer movimentos circulares na boca(deixar com que a língua fique articulada e se abra/disponível).Para fazer novos exercício que dependeram desse órgão tão importante como os outros.

Andando pela sala,conhecendo cada parte,iríamos projetando a voz,expandindo-a tornando-a física,aos efeitos das consoantes:m,n,p,t...mastigando as letras,palavras.Produzimos frases que não seguia uma certa linearidade e mais articulação da fala.Algo bem livre mesmo.Por exemplo:canstimbol transcaplim xou.nessa pegada.entender como isso ocorre na no corpo.Encapsulamos a voz de com algo.O jogo foi-se perdendo um pouco o foco de aluns,porque na primeira instância o jogador joga o objeto para um colega e fala qual a voz que o mesmo deve fazer.exemlo:voz de...azul.não importa como faz.mas faz do jeito que sabe,e a turma repete sempre o comando da voz do colega.Já produzida a voz do quê,o segundo jogador joga o objeto(serve mais para direcionar o foco a quem)e diz para o outro jogador a voz que deve que fazer,o seguinte jogador já precisa está preparado para a fala que irá encapsular no som proposto.E a principal alegria desse jogo é não pensar,como é faz efeito de realidade na voz,e fazer rápido.Como água,fruir.


Assim foi a nossa aula.


Comentários