Pular para o conteúdo principal



FALA INTERNA DO GESTO


O QUE EU FALO,POR VEZES,RESULTA NO MEU MOVIMENTO??É VOLUNTÁRIO OU INVOLUNTÁRIO?
Antes da minha fala/texto,eu sei o meu movimento/coreografia?
É SIMULTÂNEO?
É DE ENCONTRO?:FALA INTERNA+PENSO ANTES DE FAZER:AÇÃO.INTERNO+EXTERNO.É RISCO?É MARCAÇÃO?É DUALIDADE DE CIRCUNSTÂNCIAS  do JOGO-PRÉ ESTABELECIDO?
Movimento  vem acompanhado da fala,interna e externa;é escrita cênica/dramatúrgica.visceral,árduo,necessidade .


Cena :Namorado e Clessi
Atores:Babi e Gabriel.
A minha fala interna do gesto foi bem acompanhada no tempo da frase que soltava,junto com minha parceira de cena,Babi.Sinto que o desenho externo que não percebia,criava um choque interno em mim.Vendo o vídeo percebo que a oposição se fez necessária é viva em cada fragmento de fala,passo,respiro que fizemos.Escrevendo,vendo o vídeo,crio associação de manipulação de bonecos,sabe!? –marionetes,fantoches,em que há um 2º interlocutor que dá caminho,fazendo acontecer o boneco.
Quando o jogo teatral entra como orientação,foco no cena,a repetição das mãos involuntariamente perde espaço,porque temos um FOCO .O quebra-cabeça do jogo+texto é vivo;entrega trabalho/resistência do  ator em cena,condiciona o nervosismo e libera a imaginação,o objeto do ator.
O material de fora,sonoro,compôs muito bem na imprimação do movimento;estimulante .Totalmente de fora.

Na cena com a Ju Rodrigues(clessi) e eu também como(namoradinho)
Conoto que aconteceu o mesmo esquema demarionete.espelho.Mas algo que não aconteceu na minha cena com Babi e aconteceu com Juliana Rodrigues foi a coreografia de movimentos pré-estabelecidos –fecha o diálogo,ritual,aberturas para obstáculos,fica recruzo,porque fica agendado o movimento-dado já entregue.Quando eu beijo a mão de Wendy(minha mãe em cena)aparece um rastro de já foi feito antes,muito marcadinho.gesto fechado.

Nas duas cenas realizadas,eu como namoradinho,vejo que é plano e em alguns momentos,de curvas...Trampolim para chegada,substituição no foco.escrita que se perde e as magias dos opostos,mostrar  e trazer.Partes de  desequilíbrios,corda bamba,sufoco,atenção no foco do corpo e vontades de apresentar o percurso da cena,sem experimentar. Faço essa geral dos vídeos dos outros colegas.



SUBSTITUIÇÃO NA CENA
Quando era pra aparecer um pato veio outra figura,menos o pato.pegando bolinhas,veno,pagar mais rápido.Os gestos das mãos que fiz de boca de pato,meu interno mostrava,real pegando coisas,voado.
No último diálogo onde eu e Babi estávamos olhando para um nada,jogo de Spolin,a frase não findo,pedaços...vinha situações de prazer,só eu e Clessi,na praia,vontade de beijar a boca dela.
NAS CENAS QUE CONTRACENEI COM Babi e Ju Rodrigues não precisei de tantas substituições.Onde eu usei mesmo a substituição foi com Babi no final de cena.Foi desconforto com a palavra,as imagens que vinham na minha cabeça,eu querer um lugar e na hora esse lugar ativou a frase.



Comentários